As questões socioambientais são de suma importância para a Florestal S/A e por isso, o envolvimento da empresa com o meio ambiente é uma constante.
Entre as ações socioambientais, promovidas pela Florestal S/A, estão: Programa Viveiro Familiar, Plantio de árvores, Doação de árvores nativas, produção de mudas, geração de renda, Projetos Sócios – Ambientais no entorno da empresa, como desenvolvimento de hortas e jardins e iniciativas de educação ambiental como palestras e cursos.
Em 2009 a Florestal S.A, foi a primeira empresa de Santa Catarina a receber o projeto Plante Árvore do Instituto Brasileiro de Florestas, onde recebeu 80 mil mudas nativas de espécies variadas, onde utilizará essas mudas para doações á instituições, promover uma biodiversidade na área da reserva legal, recuperação da mata ciliar entre outros.
Em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas a Florestal S/A dá início a uma série de atividades socioambientais. A primeira ação a ser empreendida foi a inauguração da floresta formada com mudas nativas de diferentes espécies, denominada como Floresta Turfa Fértil. Para comemorar a ação, a Florestal S/A promoveu um evento comemorativo, que também celebrou o Dia da Árvore, o evento contou com a participação do 28º GAC, FAMCRI (Fundação Ambiental Municipal de Criciúma), IBF (Instituto Brasileiro de Florestas), Prefeitura Municipal de Balneário Arroio do Silva, Ararangua e Santa Rosa do Sul. Nesta oportunidade, foi realizada a doação de um rocambole, contendo uma grande diversidade de plantas, cerca de 25 espécies nativas, em parceria com o Projeto Verde é Vida da Afubra.
A valorização da comunidade em que está inserida é um dos diferenciais da empresa Florestal S.A . O comprometimento com ações sociais é uma atitude que faz parte do dia-a-dia da empresa, buscamos ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas que, de uma forma ou de outra, estão ligadas a nós. Vários projetos envolvendo as pessoas incididas nas escolas, bairros de Ararangua e Balneário Arroio do Silva, estão em andamento e conquistando o respeito e o reconhecimento da comunidade organizada em geral.
A empresa desenvolve vários projetos sócio-ambientais na comunidade do entorno, a seguir segue, os projetos desenvolvidos e ilustrações.
Os cuidados com o Meio Ambiente desenvolvidos pela Florestal S.A passam pelos controles da qualidade dos recursos hídricos, e controles da poluição do ar.
No caso de recursos hídricos, a empresa adota o “Auto monitoramento das Águas”, segue padrões legais a serem atendidos conforme Resolução CONAMA 357/2005 e decreto Estadual 14.250/81, e sua freqüência de coleta e analise é realizada trimestralmente, sendo o material coletado por uma equipe especializada e analisado no Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas – IPAT, desta forma é possível avaliar e prevenir a interferência das atividades desenvolvidas pela empresa na alteração da qualidade dos recursos hídricos.
O monitoramento de poluentes, provenientes do processo de Geração de vapor a partir da combustão externa de derivados de madeira, é realizado coleta e analise semestralmente também por uma equipe especializada.
Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS
O Programa visa ações para minimizar a quantidade de resíduos gerados e prevenir os impactos ambientais negativos sobre o meio ambiente, através os 5R’ Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar. Esse programa é um instrumento para dispor os resíduos de acordo com sua classificação, atendendo a legislação ambiental.
Todos os resíduos recicláveis classe II B inerte são encaminhado para o centro de triagem, Resíduos Classes IIB Não Inerte são destinados para aterros Sanitários Controlados Santec, os resíduos Classe I são destinados para Suppy Service, onde a empresa executa o trabalho adequado a cada tipo de resíduos, conforme legislação especifica.
Foi criado na empresa Florestal S.A, visando principalmente a eliminação de todos os resíduos existentes na parte de mecânica e a redução dos resíduos gerados na empresa.
O programa aborda aspectos fundamentais como: acondicionamentos, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos, os quais estão ligados diretamente ao saneamento ambiental.
Uma prática positiva e inovadora foi à eliminação de estopas, por toalhas industriais.
Outra medida positiva foi à utilização de latões de 20 litros de óleo lubrificantes, que após passarem pelo processo de descontaminação são transformados em lixeiras seletivas.
Encontro realizado com os colaboradores com duração de 05 a 15 minutos. Tem objetivo conscientizar sobra à importância da preservação do meio ambiente, utilização racional dos recursos naturais, e a forma de cada um pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida.